Combinar a cor dos vestidos das madrinhas de casamento é uma moda que veio lá dos Estados Unidos, mas já é um verdadeiro sucesso entre as noivas brasileiras.
As madrinhas de casamento são cúmplices do seu amor. Por que então não torná-las diferentes dos outros convidados? A paleta de cores auxilia a identificá-las e deixá-las ainda mais especiais.
Definir tons previamente pode acabar dando um certo trabalho para as madrinhas, uma vez que é necessário encontrar o vestido perfeito, na cor exata.
No entanto, o resultado final é incrível - tanto para dar destaque a essas mulheres tão especiais, como na fotografia e no altar.
Se você está pensando em definir uma paleta de cores para as suas madrinhas, é melhor continuar a leitura. Separamos dicas infalíveis para fazer a escolha perfeita!
Antes de tudo, considere o cenário e a época
O local da sua cerimônia e festa de casamento, bem como a época do ano, são fatores que auxiliam na escolha da paleta ideal para os vestidos das madrinhas.
Se a sua festa se realizar em um ambiente campestre ou de praia, busque tons mais alegres, leves e descontraídos, como verde, azul, amarelo e laranja.
Salões modernos, por sua vez, pedem tons mais sofisticados, sóbrios e metalizados, como o marsala e o dourado.
A estação do ano também auxilia e muito na escolha! Para o verão, prefira tons quentes, como o laranja, o coral e o amarelo.
A primavera pode ser aproveitada pelos tons de rosa e verde claro. Para o outono, não fique restrito aos tons de marrom e laranja - o castanho avermelhado e o bordô também harmonizam.
Para o inverno, que tal apostar em tons de cristal, champagne e prata?
Combinando tudo: cor e modelo!
Muitas das noivas americanas costumam combinar exatamente o mesmo modelo e cor para as madrinhas - sem variação de tons e aplicações.
Se você deseja seguir essa tendência, a melhor alternativa é reunir o grupo de madrinhas e definir um único ateliê para a produção das peças.
Uma única produção evita quaisquer diferenças na cor, no tecido ou no modelo escolhido.
Vale ressaltar que padronizar o modelo e a cor é uma ideia a se pensar com muito cuidado, pois é fundamental que as madrinhas se sintam confortáveis no vestido.
Converse com as escolhidas e busquem chegar em um consenso sobre cor e tecido, por exemplo.
O objetivo é atender o desejo da noiva, mas sem abrir mão do conforto das convidadas especiais.

Variação em tons pastel
Conciliando vários tons nos vestidos das madrinhas
Definir uma paleta de cores e oferecer uma possibilidade de variação de tons é a escolha mais segura para deixar as madrinhas confortáveis.
Entre as escolhidas, certamente é possível encontrar diferentes tipos de beleza, logo, nem sempre um modelo ou tom será o ideal para todas. Por isso, a paleta é a melhor solução!
Defina uma cor e, a partir dela, delimite cerca de cinco variações. O efeito de vários tons de uma cor só fica lindo no altar.
Se sua cor favorita é azul, você pode montar uma paleta com azul cobalto, azul celeste, azul claro e anil, por exemplo.
Esta combinação em paleta é capaz de gerar o efeito ombré, que é uma forma de criar um degradê ou até mesmo uma mistura das cores favoritas da noiva.
Ao combinar diversos tons de uma cor, como se tivesse aumentando a intensidade, é possível manter o efeito e respeitar a individualidade das madrinhas.
Neste caso, não deixe livre só a escolha da cor, mas também do modelo. Dessa forma, todas estarão confortáveis para escolher vestidos adequados ao seu tipo de corpo e gosto - com mangas, estilo sereia, com brilho e etc.
Paletas de cores em alta
A paleta de cores dos vestidos das madrinhas não precisa, necessariamente, ser a cor favorita da noiva.
Separei algumas cores que estão em alta neste ano e seus significados, para facilitar a sua escolha.

O rosa transmite romantismo e ternura e pode ser considerado uma cor coringa, uma vez que se adapta a diferentes tons de pele.
Essa cor tem sido uma das favoritas entre as noivas e a madrinhas, sobretudo nos tons mais suaves e clarinhos.
Inclua na sua paleta o rosa chá, rosa nude, rosa queimado e rosa envelhecido.

O azul turquesa, ou azul Tiffany, que faz alusão à marca de joias norte-americana Tiffany & Co é tendência entre as madrinhas.
Além disso, a tonalidade transmite serenidade, lealdade, ternura e harmonia.

O dourado foi, por muito tempo, renegado para o uso em qualquer mulher nos casamentos, devido ao seu extremo brilho.
No entanto, se você é uma noiva apaixonada por glamour, experimente a paleta nessa cor e irá amar os resultados. Suas madrinhas ficarão radiantes e elegantes.
Evite este tom apenas em casamentos diurnos.

O marsala é uma cor que inspira sofisticação, logo, é uma boa pedida para os casamentos mais clássicos.
Noivas podem se sentir livres para escolher essa cor independente se o casamento for noturno ou diurno.

O ultravioleta foi eleito pela Pantone como a cor do ano 2018. Por isso, para os casamentos realizados neste ano, essa é uma escolha certeira.
Resultado da mistura entre azul e vermelho, a cor simboliza a calma e a harmonia. Para manter o estilo clássico, incentive a mistura de tecidos fluidos com materiais mais pesados.
• Coral/laranjaOs tons de coral e laranja, além de delicados e românticos, transmitem o sentimento de dinamismo e criatividade.
Essa é a escolha perfeita para casamentos mais despojados, divertidos e intimistas!
A comunicação é fundamental!
Para facilitar a escolha dos vestidos das madrinhas, bem como a adequação à paleta, é fundamental que haja comunicação entre elas e também com a noiva!
Que tal criar um grupo no Whatsapp ou no Facebook e incentivar as madrinhas a compartilharem suas sugestões e escolhas?
Assim, é possível evitar que muitos modelos se repitam e que haja a escolha de um mesmo tom da paleta, garantindo o efeito degradê.
Lembre-se que, mais do que beleza, é fundamental que a escolha da paleta de cores proporcione o conforto e a felicidade das madrinhas e da noiva neste momento especial.
Gostou das dicas de paletas para os vestidos das madrinhas? Estou sempre oferecendo diversas dicas sobre casamento no meu blog. Para recebê-las no seu e-mail, inscreva-se!